Vestibular 2023.1 | Fale Conosco | Portal do Aluno

Vale a pena fazer uma faculdade?
Para ter sucesso em qualquer profissão é importante capacitar-se e buscar aprimoramento constante. Ter um diploma de curso superior pode abrir muitas portas no mercado de trabalho ou mesmo garantir uma promoção em seu emprego atual.
Dependendo da carreira escolhida, o diploma será obrigatório para exercer as atividades profissionais. Este é o caso dos engenheiros, médicos, psicólogos, professores, nutricionistas, advogados, farmacêuticos e muitos outros.
Ainda assim, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena investir tempo e dinheiro em uma faculdade.
Para saber se esta é uma boa opção para você, veja a seguir quais são as vantagens de ter um diploma de curso superior.
Vantagens de fazer uma faculdade
Turbinar a carreira
Para quem ainda não está inserido no mercado de trabalho, o diploma ajuda (e muito) a conseguir um emprego e permite ocupar cargos que exijam nível superior.
Aqueles que já trabalham têm a chance de assumir mais responsabilidades em seu emprego atual e ocupar cargos mais altos dentro de uma empresa.
Retorno Salarial
No Brasil, quem tem curso superior completo tem uma boa vantagem salarial em relação aos que possuem apenas o ensino médio. Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que esta diferença de salário chega a ser de mais de 150% e é uma das maiores do mundo.
Possibilidades de especialização
A capacitação de um profissional deve ser constante. Com um diploma de curso superior é possível fazer cursos de pós-graduação e especialização em diversas áreas. Quanto mais especializado for o profissional, melhores são as chances de evoluir na carreira.
Opções para quem deseja fazer uma faculdade
Se você reconhece a importância de fazer uma faculdade, mas enfrenta alguns obstáculos, como, por exemplo, falta de tempo ou orçamento apertado, saiba que existem algumas alternativas para conciliar os estudos com a rotina pessoal e profissional.
Veja quais são os principais obstáculos enfrentados por quem deseja cursar uma graduação e saiba como contorná-los:
A faculdade não cabe no orçamento
Uma das formas de economizar com a faculdade é procurar as instituições públicas de ensino (universidades federais, estaduais ou municipais). Se você já tentou e não conseguiu uma vaga, existem outras alternativas.
Em universidades particulares você pode tentar uma bolsa de estudo ou um financiamento estudantil para ajudar a pagar as mensalidades. Você pode buscar estes benefícios diretamente na universidade ou participar dos programas do Governo Federal destinados a pessoas de baixa renda:
-
Com o ProUni é possível conseguir bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares.
-
Através do FIES é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar a dívida só depois de formado.
-
Bolsas com descontos ofertadas pelas IES (Instituições de Ensino Superior), estas com regime próprio.
Para se inscrever nos dois primeiros programas é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram neste exame. É necessário também cumprir requisitos de renda.
A faculdade é muito demorada
Os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Porém, estas não são as únicas opções de cursos de graduação.
Se você não quer esperar esse tempo para ter o diploma, pode fazer um Curso Superior de Tecnologia (ou tecnólogo).
Estes cursos têm uma duração bem menor, de 2 a 3 anos, e são focados em uma área profissional específica. Eles foram criados para atender às necessidades do mercado de trabalho e formam um tipo de profissional bastante procurado pelas empresas hoje em dia.
O diploma de tecnólogo é de nível superior, o que possibilita o profissional ocupar cargos que exijam este grau de escolaridade ou continuar seus estudos com cursos de pós-graduação.