Garanta sua empregabilidade!

Saia na frente com a Graduação Metropolitana.

Aproveite esta oportunidade e faça sua inscrição. Seja referência, seja Metropolitana!

Turismo
O Curso

O profissional de Turismo pode atuar em muitos ramos. Isso inclui, por exemplo, visitar e negociar os locais de realização de determinados eventos (congressos, feiras, seminários, cursos, etc.), conhecer os hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir a companhia aérea, a empresa que fará o traslado do aeroporto ao local de acomodação, a alimentação, os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

E não para por aí. O profissional ainda tem que planejar o roteiro, a quantidade de pessoas, os horários de saída e chegada, a rota, dar explicações sobre a história e as particularidades do lugar, organizar o horário de retorno, conferir se todos estão presentes, conhecer bem locais que possam prestar pronto-atendimento, etc.

É um trabalho que exige tanto um espírito administrativo e organizador quanto o desbravador, aquele que gosta de explorar novos locais.

Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, dado que grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Latina.

Vestibular Agendado

FAMEC

+ Mais Informações

Informações Adicionais

Público-Alvo


O profissional da área de Hotelaria e Turismo é responsável por coordenar os serviços necessários para o bom funcionamento de hotéis, pousadas e resorts, entre outros. Além disto, cuida do planejamento, divulgação e promoção de eventos e atividades de lazer.

Faz parte do dia a dia de trabalho deste profissional:

  • Contratar, orientar e supervisionar colaboradores.

  • Providenciar e organizar a infraestrutura para eventos.

  • Gerenciar viagens, exposições e congressos.

  • Administrar estabelecimentos turísticos.

  • Coordenar acomodação, alimentação, segurança e transporte de participantes de eventos.

  • Programar a construção e instalação de resorts, hotéis e pousadas, levando em consideração sua localização, o potencial turístico da região e a infraestrutura do local.

  • Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes.

  • Organizar eventos como feiras, congressos, exposições, convenções, etc.




Duração


04 (quatro) anos




Carga Horária e Metodologia


  • 3.060 horas
  • Sendo (mínimo de 08 (oito) semestres e máximo de 12 (doze) semestres).
  • Curso Presencial




Conteúdo Programático


  • Comunicação e Expressão
  • Introdução ao Estudo do Turismo
  • Patrimônio Histórico e Cultural
  • Sociologia Aplicada ao Turismo
  • Psicologia Aplicada aos Negócios
  • Língua Inglesa Instrumental
  • Teoria Geral do Turismo
  • Cultura Popular e Turismo
  • Administração Aplicada ao Turismo
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Língua Espanhola Instrumental
  • Legislação Turística
  • A Geografia e a Atividade Turística
  • Laboratório de Práticas de Turismo I
  • Empreendedorismo
  • Ecoturismo
  • Lazer e Recreação
  • Gestão de Eventos
  • Laboratório de Práticas de Turismo II
  • Gestão de Meios de Hospedagem I
  • Ética Geral e Profissional
  • Gestão de Meios de Hospedagem II
  • Agências de Turismo e Transportes
  • Laboratório de Práticas em Lazer e Recreação
  • Laboratório de Práticas em Gestão de Eventos
  • Gestão de Pessoas I
  • Alimentos e Bebidas
  • Laboratório de Práticas em Gestão de Meios de Hospedagem
  • Laboratório de Práticas em Agências de Turismo e Transporte
  • Disciplinas Eletivas ou Atividades Acadêmicas Complementares
  • Estágio Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso




Unidades


Nova Parnamirim - Parnamirim/RN




Investimento


Taxa de inscrição: R$ 100,00 (cem reais) Mensalidade R$ 489,00 Obs.: É concedido um desconto de pontualidade para pagamento até a data de vencimento estabelecido para cada mensalidade.




Reconhecimento e Certificação


Será certificado o aluno que atender a todas as normas descritas:

  • Obter frequência acima de 75% em todas as disciplinas;
  • Obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas;
  • Entregar cópia de todos os documentos exigidos no regimento interno e contrato;
  • Entregar TCC em até 90 (noventa) dias após a conclusão do último módulo.​
O curso é oferecido em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, com Certificado válido em todo o território nacional, emitido pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia - FAMEC.




Mercado


Algumas áreas têm se tornado especialmente interessantes no Brasil. A realização de grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio abriram muitas oportunidades para quem trabalha com Turismo. A ampliação das redes de hotéis, dos aeroportos, a logística de transporte para levar e trazer tanta gente, os pontos turísticos, tudo isso tem contribuído para o salto da profissão.

Outra área quente é a de turismo de negócios, que ajuda a turbinar o fluxo de visitantes em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Belém – que tradicionalmente não são consideradas cidades tão turísticas quanto o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste, por exemplo.

Um ramo que está se desenvolvendo bem é o de consultoria. Muitas prefeituras de diversas regiões do Brasil têm contratado profissionais e agências para ajudar a identificar os potenciais turísticos da região. Aqui o turismólogo trabalha com uma equipe para definir o impacto das ações, como o meio ambiente e a cultura local devem ser tratados, o que deve ser trabalhado no marketing, as instalações a serem criadas, etc.

O ecoturismo também vem crescendo no País e já conta com muitas agências especializadas em roteiros alternativos.

Os empregadores mais comuns hoje são:

  • Agências de turismo
  • Hotéis e restaurantes
  • Empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.)
  • Empresas de produção e execução de roteiros turísticos
  • Coordenação de eventos
  • Consultoria a empreendimentos turísticos
  • Empresas de marketing de turismo





Coordenação

Coordenação do Curso






Procedimento de Matrícula

Documentação Necessária


Para efetuar a pré-matrícula, o interessado deverá preencher os campos do formulário on line no botão abaixo. O processo de matrícula será finalizado com a apresentação dos documentos abaixo. Documentação necessária Apresentar os documentos citados na Secretaria da Faculdade Metropolitana, localizada na Avenida Ayrton Senna 1111 - Nova Parnamirim - PARNAMRIM/RN, ou envie e-mail para secretaria@famecrn.edu.br ou cenpexsecretaria@yahoo.com.br - Tels.: 84 3208-2956 | 2030-0101 | 99840-1256 | 98820-2956 1. Documentação pessoal: - Cópia da Carteira de Identidade e CPF (você deve também apresentar os documentos originais). 2. Documentação que comprove conclusão do Ensino Médio: - Histórico escolar (cópia e apresentação do original); - Certificado de conclusão (cópia e apresentação do original). 3. Comprovante de residência: 4. 02 fotos 3x4; 5. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (disponibilizado após a finalização da matrícula)





Setores

Egressos

CPA

Estágios

Biblioteca

Ouvidoria

Secretaria Acadêmica

© 2018 FAMEC | Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia. Todos os direitos reservados

Avenida Ayrton Senna 1111 - Nova Parnamirim | PARNAMIRIM | RN

Tels.: 84 2030.0101 | 3208.2956 | 98895.2956